SEJA FELIZ ღ ƬhataLyScal ღ : O Sentimento da Rejeição!
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Bem Vindos!!! Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Sentimento da Rejeição!


Um dos mais terríveis sentimentos experimentados pelo ser humano é o de rejeição. Todos, em algum momento de nossas vidas o vivenciamos em algum grau. Consiste em sentir-se não querido, não amado, não aceito, preterido, discriminado, humilhado. Provoca sensação de abandono e de depreciação. A rejeição pode ser real ou imaginária. A rejeição imaginária pode ser tão dolorosa que a rejeição real. Ocorre nos relacionamentos amorosos, na vida social, familiar ou no trabalho.

Algumas pessoas são mais sensíveis a esse sentimento. Muitas vezes basta um estímulo pouco significativo para sensibilizar uma personalidade já predisposta, que o interpreta como uma rejeição de fato. Habitualmente são pessoas com baixa auto-estima ou que sofreram em situações anteriores. São afetivamente carentes e apresentam maior vulnerabilidade, já que desejam amor e aceitação a qualquer preço. Uma critica pode significar humilhação e um pedido de imposição.

A sensação crônica de rejeição leva à ansiedade, raiva, depressão, ao ciúme patológico e a pessoa pode procurar o lenitivo no álcool, droga ou comida. Em casos extremos pode levar ao suicídio ou homicídio.

Diferentemente do que pensam essas pessoas, a cura não é “encontrar um grande amor de suas vidas”. Só isso seria procurar mais motivos para se sentirem rejeitadas. Mas, encontrar a si mesmas, num trabalho de resgate da auto-estima que possibilitasse amar a si mesma para poder amar e ser amada pelo outro.

{ Do site:Tommaso Psicoterapia da boa forma }


5 comentários:

Anônimo disse...

Quem não ama a si mesmo não sabe amar o próximo.
Beijão
Felipe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Reichert disse...

Muito bom texto e a rejeição depende muito da pessoa que está sentindo, como ela vai canalizar isso. As pessoas mais sensíveis e carente são as que mais sofrem!!!
excelente

beijos

Fábio Siebra disse...

A sensação de rejeição é terrível você amar a si mesmo mas não pode que outras pessoas faça o mesmo.

Um Abraço

Tia Pri disse...

"Thata tem o dom de fazer cada amigo especial de uma forma diferente... de agradar, amar e cuidar de cada um de um jeito todo especial... de alegrar, encantar e cativar com seu jeitinho de menininha meiga, delicada e bagunceira daquelas que entra em casa e joga tudo pra cima, vira tudo do avesso e marca presença: Estive aqui... E sai de fininho com aquele olhar sapeca de cantinho de olho dizendo: To indo, tá?! Mas eu volto... E ali a gente fica esperando a hora que aquela coisinha saltitante vai, de novo, invadir o seu coração pra trazer aquele sorriso, aquele olhar e aquele amor que só ela tem pra dar... e deixa saudades... é isso..." T. P. ^^

"Não entendo por que está saindo... não entendo por que não me deixa entender... mas entendendo que tenha um motivo... motivo tão forte que nem posso saber... meu coração se afunda no peito, imaginando a falta que vai sentir da minha tela pulando e saltando com a tua mania de curtir... Vazio vai ficar meu dia, minha madrugada nem se fala... cada janela que agora salta faz meu coração pular em disparada... disparada de amor, de pânico, de saudade... de pensar sem você ficar, viver, sentir... poesia não terá sentido... minha madrugada não terá mais sua dama, meu jardim morre um pouco, perde a cor, o perfume o sabor da minha menininha levada que me levou um pouco do amor... Não sei quando volta... se volta... por favor... Thata Scaldelai, volta... ='( é isso..." T. P. ^^

Selo excellent:

Este selo dá, a cada blogueiro, o reconhecimento do seu valor.

excellent
Ganhei da amiga Serenissíma do Blog:
http://poeticaecotidiana.blogspot.com/
*No dia do meu aniversário:30/01/2010.*